Toda jornada começa com
um primeiro passo.
Utilize a calculadora de IMC para chegar ao seu Índice de Massa Corporal e entender se precisa de ajuda.
que respeita seu corpo e seu tempo.
A linha global de soluções Endura oferece procedimentos minimamente invasivos, realizados por via endoscópica, que atuam em parceria com você e seu corpo para romper o ciclo recorrente de perda e reganho de peso, traduzindo o resultado do seu esforço em uma perda de peso efetiva e sustentável.
Conheça a redução do estômago por endoscopia: um procedimento sem cortes e com rápida recuperação, permitindo seu retorno à rotina em poucos dias.
49,2%
de perda de excesso de peso corporal em 12 meses no grupo de tratamento.32
16,3%32 e 18,2%18
de perda de excesso de peso corporal em 12 meses no grupo de tratamento.32
68,3%
de perda de excesso de peso corporal em 12 meses no grupo de tratamento.32
A gastroplastia Endoscópica Sleeve (ESG) é um procedimento minimamente invasivo, sem cortes, realizado por via endoscópica. O médico especialista faz uma série de suturas internas que remodelam o seu estômago, conferindo a ele um novo formato, mais tubular. Este novo formato é o que irá te ajudar a se sentir saciado com porções menores.
Pode ser indicada quando houver falha nos tratamentos primários para
obesidade, em
pacientes:
Com IMC entre 27 e 29,99, na presença de pelo menos uma
comorbidade.
Com IMC igual ou superior a 30, independentemente da presença de
comorbidades.
Deve ser associada a mudanças do estilo de vida.
*Acesse a instrução na íntegra, para mais informações. Materiais
Informativos
São consideradas contraindicações comuns a vários autores33,34 a
presença de lesões
neoplásicas, lesões gástricas com potencial sangramento (úlceras,
gastrite erosiva),
coagulopatia ou terapia anticoagulante que não possa ser interrompida,
hérnia de
hiato
de maior tamanho, transtornos psiquiátricos, gravidez, comorbidades
médicas
significativas que impeçam a sedação, bem como histórico de cirurgia
gástrica.
*Acesse a instrução na íntegra, para mais informações. Materiais Informativos
*Comorbidade: Condições clínicas associadas e potencializadas pela obesidade, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, apneia obstrutiva do sono, doenças hepáticas, doenças renais, alguns tipos de câncer, transtornos psicológicos, entre outros. **Comorbidade de difícil controle.
Utilize a calculadora de IMC para chegar ao seu Índice de Massa Corporal e entender se precisa de ajuda.
Pergunta 1/4
Preencha os campos abaixo e calcule seu Índice de Massa Corporal (IMC)
A ESG é um procedimento endoscópico sem incisões realizado por um gastroenterologista ou cirurgião com especialização em endoscopia que sutura o estômago com um dispositivo exclusivo chamado Sistema Overstitch™. A ESG reduz o tamanho do estômago e isso limita a quantidade de alimento consumido e o número de calorias absorvidas pelo estômago. Também prolonga o tempo que os alimentos permanecem no estômago, fazendo com que o paciente se sinta satisfeito por mais tempo.32
As suturas são feitas de material durável35, que não se dissolve. Com o tempo, haverá um processo de cicatrização que suporta a manutenção do tamanho reduzido do estômago. Contudo, ao longo do tempo, o reganho de peso pode ocorrer. Nestes casos, é possível realizar um novo procedimento com suturas adicionais63.
Os efeitos colaterais mais comuns são sintomas gastrointestinais, como náuseas, dor abdominal, vômitos, constipação, arrotos ou diarreia18.
Mesmo tratando-se de um procedimento endoscópico, há riscos que devem ser considerados. Os pacientes devem conversar com seu médico sobre essas possibilidades35.
O procedimento de ESG com o sistema Overstitch™ ou Overstitch SX ™ da Boston Scientific é indicado para adultos com obesidade e índice de massa corporal (IMC) entre 30-50, que não conseguiram perder peso ou manter a perda de peso apenas com dieta e exercícios18,43. Pacientes com restrições para realizar uma endoscopia alta, gestantes, usuários de certos tipos de medicamentos anticoagulantes ou portadores de patologias como câncer, hérnia hiatal, lesões gástricas potencialmente hemorrágicas ou distúrbios alimentares, não são elegíveis para o procedimento 35,43. Fale com seu médico para avaliar sua condição clínica e possibilidade de realizar o procedimento.
O Balão Intragástrico BIB é um facilitador para a reeducação alimentar e a perda de peso sustentável. Trata-se de uma intervenção temporária de seis meses, desenvolvida para redefinir sua percepção de saciedade. Quando integrado a um programa de acompanhamento, sua eficácia na perda de peso é clinicamente comprovada.
É um procedimento endoscópico ambulatorial, não cirúrgico, de curta duração: o balão é inserido por via endoscópica, preenchido com solução salina para reduzir o volume funcional do estômago. Seu uso é temporário e você será orientado a seguir dieta e medicação específicas nos dias que sucedem a colocação. Mudanças na sua rotina e acompanhamento multidisciplinar serão críticos para o sucesso do seu tratamento. Após o período determinado, no caso do balão BIB de 6 meses, o balão deverá ser retirado em um novo procedimento endoscópico.36,59
Proteção à
acidez gástrica
Feito com camadas de elastômero de silicone, não-tóxico e inerte, garantindo proteção à acidez gástrica.
Formato esférico
reduz a chance de úlceras
Formato esférico com superfície lisa e macia para reduzir a chance de úlceras.
Preenchimento
com solução salina
Preenchimento com solução salina, em substituição ao ar, permitindo o preenchimento do estômago e reforço do seu posicionamento.
Válvula
radiopaca
Válvula radiopaca para permitir a visualização e posicionamento dentro do estômago.
* O produto teve registro FDA aprovado em 2015, mas desde 1990 já é aprovado em outros países, o que reflete sua consolidação no mercado de perda de peso
Os produtos ofertados só serão entregues mediante a apresentação do pedido médico, o qual deverá ser anexado no campo destinado na finalização do pedido de compra. Reforçamos que por tratar-se de produto médico, é necessário informar o nome e/ou CNPJ da clínica ou hospital; número de inscrição do médico no Conselho Regional de Medicina no qual esteja habilitado (CRM); endereço da clínica ou hospital em que deverá o produto será entregue para realização do procedimento. A oferta, venda e entrega deste produto não é de responsabilidade da Boston Scientific, mas sim dos distribuidores que ofertam os produtos nessa plataforma.
Uso temporário para perda de peso em pacientes obesos (IMC 30-39,99) que apresentam riscos significativos à saúde relacionados à obesidade e que não conseguiram atingir e manter a perda de peso com um programa de controle de peso supervisionado. O sistema BIB deve ser usado em conjunto com uma dieta supervisionada de longo prazo e um programa de modificação de comportamento projetado para aumentar a possibilidade de manutenção da perda de peso a longo prazo. *Acesse a instrução na íntegra, para mais informações. Materiais Informativos
Uso temporário pré-cirúrgico para perda de peso em pacientes obesos (IMC
igual ou acima de 40 e igual ou acima de 35, com comorbidades) em casos
de cirurgia bariátrica ou outra cirurgia, a fim de reduzir o risco
cirúrgico.
Uso temporário para perda de peso em pacientes obesos (IMC igual ou
acima de 40 ou igual ou acima de 35 com comorbidades) que não são
candidatos à cirurgia bariátrica.
*Acesse a instrução na íntegra, para mais informações. Materiais Informativos
Acesse a Instrução de Uso do balão intragástrico BIB da Boston
Scientific na íntegra para se informar sobre as contraindicações desse
procedimento.
*Acesse a instrução na íntegra, para mais informações. Materiais Informativos
*Comorbidade: Condições clínicas associadas e potencializadas pela obesidade, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, apneia obstrutiva do sono, doenças hepáticas, doenças renais, alguns tipos de câncer, transtornos psicológicos, entre outros. **Comorbidade de difícil controle.
Utilize a calculadora de IMC para chegar ao seu Índice de Massa Corporal e entender se precisa de ajuda.
Pergunta 1/4
Preencha os campos abaixo e calcule seu Índice de Massa Corporal (IMC)
Para se qualificar para o BIB®, você deve ser adulto, ter um índice de massa corporal (IMC) de 30 a 39,99 e estar disposto a participar de um programa supervisionado por um médico.
*OBS: pacientes com IMC 35 com comorbidades e IMC acima de 40 também são elegíveis em situações pré-cirúrgicas ou em casos de restrição à cirurgia bariátrica.36
Além dos critérios de elegibilidade, é imprescindível discutir com o seu médico as contraindicações para utilização do BIB®, para verificar se não há nenhuma condição que restrinja o uso do balão intragástrico no seu caso
O balão intragástrico BIB é um dispositivo temporário e não cirúrgico, colocado no estômago por meio de um procedimento endoscópico, portanto menos invasivo em relação à cirurgia bariátrica. Uma vez inserido, o balão preenche o estômago parcialmente, permitindo que o paciente consuma menos alimentos e sinta-se saciado. É fabricado com camadas de silicone de alta qualidade para garantir proteção robusta, que resistirá ao tempo e acidez gástrica, além de critérios rígidos de qualidade57. Em um trabalho conjunto com outros profissionais da saúde, o dispositivo contribui para a adoção de bons hábitos alimentares e mudança do estilo de vida, mantendo os resultados atingidos a longo prazo (neste caso, a perda de peso).29
É importante entender que o balão é uma ferramenta de auxílio à perda de peso e deve ser usado em conjunto com dieta alimentar, exercícios físicos e programa de modificação de comportamento. A quantidade de peso que você perde e mantém dependerá de quão rigorosamente você adotará mudanças no estilo de vida a longo prazo. O estudo clínico BIB® demonstrou que a redução de peso varia de pessoa para pessoa, mas em média, os pacientes perderam 3,1 vezes mais peso do que aqueles que seguiram apenas dieta e programa de exercícios.29
BIB ® foi revisado em artigos clínicos globais, e um vazamento ou esvaziamento do balão ocorre em uma parcela pequena dos pacientes. No entanto, se o balão esvaziar espontaneamente, você poderá não se sentir mais saciado depois de comer. Dispositivos esvaziados devem ser removidos imediatamente. Os pacientes devem ser informados de que a deflação do balão BIB pode levar a eventos adversos graves. Os pacientes devem ligar imediatamente para seu médico para receber instruções sobre como se preparar para a remoção do balão.63,36
É muito provável que a presença do balão no estômago cause náuseas ou vômitos após a colocação e em algumas pessoas, isso pode durar de uma a duas semanas. O seu médico pode prescrever medicamentos para ajudar a minimizar esses desconfortos. No caso de dor ou vômito intensos, o paciente deve entrar em contato imediatamente com seu médico.
O balão também pode ficar maior enquanto está no estômago. É relatado que isso ocorre em parcela pequena dos pacientes. Se você acha que o balão está aumentando, também deve entrar em contato com seu médico e um raio-X pode ser realizado para confirmar esta suspeita. Neste caso, o balão deve ser removido.36,63
Consulte as Instruções de Uso do balão intragástrico BIB da Boston Scientific na íntegra (sessão de materiais informativos) para se informar sobre todas as contraindicações, advertências, precauções e possíveis eventos adversos relacionados à utilização desse dispositivo
O balão BIB ® é construído com um material de silicone para minimizar o risco de irritação da parede do estômago. Ao longo do tratamento, também serão prescritos medicamentos que reduzirão a acidez no local e ajudarão nesta proteção. Pacientes com cirurgia gástrica anterior não são elegíveis para o procedimento, devido ao maior risco de perfuração no estômago. No entanto, alguns pacientes sem cirurgia gástrica prévia também apresentaram perfurações estomacais, mas isso geralmente ocorre após longos períodos, sem relatos prévios aos médicos responsáveis. Como já mencionado na questão anterior, pacientes que apresentarem dor intensa e náusea devem entrar em contato imediatamente com seu médico, resultando na possível remoção do dispositivo.36
O balão deve ser retirado no período indicado, pois deixá-lo no estômago por mais tempo do que o recomendado aumenta certos riscos, principalmente o de esvaziamento. Se o balão esvaziar, pode ocorrer a obstrução do estômago ou intestinos, então recomenda-se programar a data de remoção logo após a colocação para evitar atrasos.36
O TORe (Redução Transoral de Anastomose) é um procedimento minimamente invasivo, realizado por endoscopia, desenvolvido para pacientes que tiveram reganho de peso após a cirurgia de Bypass Gástrico.
A sua nova oportunidade após o reganho de peso. O procedimento TORe funciona reestabelecendo a restrição na passagem do alimento. Ao reduzir a abertura entre o estômago e o intestino para menos de 10 mm, ela devolve a você a capacidade de controlar as porções de forma eficaz.
Com o tempo, uma das possíveis causas para o reganho de peso após a cirurgia bariátrica é a dilatação do "pouch" gástrico (a pequena bolsa do estômago) ou de sua saída para o intestino50. Através de uma nova sutura endoscópica com o sistema Overstitch™, o médico especialista consegue restaurar a configuração e a restrição originais, sem a necessidade de uma nova cirurgia. Além disso, também é possível realizar uma sutura adicional na transição entre o intestino e o pouch gástrico, otimizando os resultados.5
Segurança
Resultados semelhantes e segurança aprimorada em relação às abordagens de revisão laparoscópica53.
Eficácia
Estudos recentes com essa técnica mostram uma perda de peso corporal total de 8.5% em 12 meses53,54.
Durabilidade
Estudos de longo prazo mostram que os pacientes mantêm a perda de peso em 5 anos após um procedimento TORe55.
É só responder ao questionário abaixo e, ao final, nós ajudaremos a marcar sua consulta
É hora de romper o ciclo!
Preencha aqui o valor do empréstimo e o número de parcelas que deseja, e veja as condições disponíveis.
Fontes
1. BRASIL, Vigitel. VIGILÂNCIA DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO PARA DOENÇAS CRÔNICAS POR INQUÉRITO
TELEFÔNICO. 2019. Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vigitel_brasil_2019_vigilancia_fatores_risco.pdf. Acesso
em:
23
Jul. 2024.
2. WHO Consultation on Obesity (1999: Geneva, Switzerland) & World Health Organization. (2000).
Obesity:
preventing and managing the global epidemic: report of a WHO consultation. World Health
Organization.
Disponível em: https://iris.who.int/handle/10665/42330.
3. Mapa da Obesidade. Disponível em:
https://abeso.org.br/obesidade-e-sindrome-metabolica/mapa-da-obesidade/. Acesso em: 22 Jul. 2024.
4. WORLD OBESITY FEDERATION. World Obesity Atlas 2022. [s.l: s.n.]. Disponível em:
https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/wof-/World_Obesity_Atlas_2022.pdf. (accessed on 15 February
2023).
5. AISON K, I. et al. Psychological impact of obesity: A comprehensive analysis of
health-related
quality of
life and weight-related symptoms. Obesity Medicine, v. 45, p./ 100530, 1 jan. 2024.
6. PATSALOS, O. et al. Diet, Obesity, and Depression: A Systematic Review. Journal of
Personalized
Medicine,
v. 11, n. 3, 3 mar. 2021.
Fontes
1. BRASIL, Vigitel. VIGILÂNCIA DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO PARA DOENÇAS CRÔNICAS POR INQUÉRITO
TELEFÔNICO. 2019. Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vigitel_brasil_2019_vigilancia_fatores_risco.pdf. Acesso em:
23
Jul. 2024.
2. WHO Consultation on Obesity (1999: Geneva, Switzerland) & World Health Organization. (2000). Obesity:
preventing and managing the global epidemic: report of a WHO consultation. World Health Organization.
Disponível em: https://iris.who.int/handle/10665/42330.
3. Mapa da Obesidade. Disponível em:
https://abeso.org.br/obesidade-e-sindrome-metabolica/mapa-da-obesidade/. Acesso em: 22 Jul. 2024.
4. WORLD OBESITY FEDERATION. World Obesity Atlas 2022. [s.l: s.n.]. Disponível em:
https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/wof-/World_Obesity_Atlas_2022.pdf. (accessed on 15 February 2023).
5. AISON K, I. et al. Psychological impact of obesity: A comprehensive analysis of health-related
quality of
life and weight-related symptoms. Obesity Medicine, v. 45, p./ 100530, 1 jan. 2024.
6. PATSALOS, O. et al. Diet, Obesity, and Depression: A Systematic Review. Journal of Personalized
Medicine,
v. 11, n. 3, 3 mar. 2021.